terça-feira, 24 de março de 2020

Atividades 6º, 7º, 8º e 9º EF


     As atividades abaixo devem ser realizadas conforme a orientação dos professores. Elas devem ser entregues no retorno às aulas, valerão nota e contabilizarão nas horas necessárias para garantir o ano letivo de 2020.
      Para maio, novas atividades serão postadas, se houver necessidade.
      Por isso, organizem-se desde já e bons estudos. Vocês são capazes!

6º ano

Componente Curricular
Atividades
Português
- Interpretação: ler e responder no caderno as questões sobre a História em Quadrinhos do link a seguir: https://bit.ly/2xWAVk9
- Responder caderno do aluno: páginas 13 até 18 (inclusive o exercício 5 da pág. 17: produzir uma fábula).
- Responder livro didático (no caderno): páginas 198, 199 e 200 (verbos)
- Produzir uma HQ (História em quadrinhos) utilizando os elementos da narrativa com o tema: Coronavírus.
- Pesquisa e escrever no caderno sobre:
1) Os elementos da narrativa
2) As regras de ortografia. (Sugestão da professora: baixar o aplicativo “Passei Direto” no celular para esta pesquisa)
Matemática
Acessar o material no link: https://bit.ly/39hNaoy
Para aqueles que puderem imprimir todo o conteúdo, resolver e colar no caderno, é o ideal. Caso contrário, copiar e responder todas as atividades no caderno.
Ciências
Pesquisar os temas abaixo, produzir resumos e entregar no retorno às aulas:
- Misturas homogêneas e heterogêneas
- Separação de materiais
- Transformações químicas
História


Geografia
Pesquisa manuscrita para entregar sobre os itens a seguir:
- Linguagem cartográfica: escala gráfica; escala numérica; tipos de mapas; elementos do mapa (título, legenda, fonte); rosa-dos-ventos; coordenadas geográficas.
- Conexões e escalas: movimentos da Terra; tempo atmosférico; clima: tipos e elementos, zonas climáticas da Terra; mudanças climáticas; fatores da dinâmica climática (atmosfera, criosfera, biosfera e radiação solar), climas do Brasil; ciclo da água.
Inglês
Todas as atividades deverão estar no caderno de inglês com identificação da página  do livro:
- Estudar as páginas 08 e 09 do livro didático de inglês.
- Estudar o alfabeto em inglês, segue o link: https://youtu.be/1j0vLWx9bPM
- Responder às questões das páginas 10 e 11;
- Estudar os dias da semana, meses do ano pagina 12, segue o link: https://youtu.be/EUNBiseiCm8
- Estudar as cores primárias na página 13, segue o link: https://youtu.be/TqJENud9wdc
Arte
Ver o vídeo "História da Música - Notação Musical I" no link abaixo
E faça uma pesquisa escrita sobre o que é notação musical e escreva o que entendeu em seu caderno.
Ed. Física
Trabalho manuscrito sobre: Ginástica de condicionamento físico.
Com anexo de imagens

7º ano

Componente Curricular
Atividades
Português
Lição páginas 28, 29 e 30: Fake e Responsabilidade. (Leitura e entendimento do texto. Elaborar uma reportagem escrita sobre “Entrevista” Verdades e Fakes sobre COVID19 o “Coronavírus”.
Os passos estão nas páginas 30-31. Entrevistar os pais ou familiares.
Matemática
Pesquisar os temas abaixo e fazer o resumo no caderno:
- Números
- Múltiplos e divisores
- Decomposição em fatores primos
- Frações equivalentes e simplificação de frações
- Comparação de frações
- Números decimais e frações
Ciências
Pesquisa sobre:
Coronavírus: O que é, sintomas, contágio, prevenção, cuidados com isolamento. Fazer mapa com área afetada dos países.
História
Trabalho escrito sobre:
- Feudalismo
- Grandes Navegações
Geografia
7º A, B, C:
Pesquisa manuscrita para entregar sobre os itens a seguir:
- Regionalização do território brasileiro: organização política e administrativa do Brasil; fluxos econômicos; fluxos populacionais; formação socioeconômica e territorial do Brasil; estado e região (características culturais, econômicas e sociais); mapas geoeconômicos; mapas com informações demográficas; histogramas; cartogramas.

7º D:
Material de apoio: https://bit.ly/2JhYlTB
Estudem o material de apoio e produzam um mapa temático do Brasil, no qual, cada Estado deverá ser representado por uma característica marcante daquele Estado, que pode ser cultural, política, econômica, paisagem, natureza etc. Para isso deverá ser feita uma pesquisa sobre esses aspectos dos Estados brasileiros. Ver exemplo no mapa "Fictional Characters", Pg. 23, do material de apoio.
Os mapas poderão ser feitos em formato digital, em folhas A4, cartolinas, como preferirem, desde que obedeçam aos padrões para confecção de mapas descritos no material de apoio.
Inglês
Acesse o texto no site https://bit.ly/2Ufaij2 e ache os 7 erros no texto em inglês sobre como se proteger do Coronavírus: How to Prepare for the Coronavirus

1) Primeiro registre os textos no caderno, em inglês e português. Depois relacione as palavras erradas com as certas, uma ao lado da outra quando possível.
2) Retire dos textos 4 verbos no tempo presente.
3) Qual o gênero deste texto?   O que é gênero textual?
4) Como você e sua família estão enfrentando esse momento? Estão encarando com responsabilidade e cuidado com o próximo ou estão achando uma situação normal?
Arte
Ver o vídeo "História da Música - Notação Musical I" no link abaixo
E faça uma pesquisa escrita sobre o que é notação musical e escreva o que entendeu em seu caderno.
Ed. Física
Trabalho manuscrito sobre: Práticas corporais de aventura urbana.
Anexo com imagens.

8º ano

Componente Curricular
Atividades
Português
- Elaborar uma reportagem escrita sobre “O que esperar nesses 30 dias de Coronavírus?” Utilizar imagens, recorte e colagem representando o tema acima informando e ajudando a população.
- Assistir ao documentário sobre “Tatuagens” da série “Explicando” (primeira temporada) na Netflix e fazer um relatório para entregar sobre o conteúdo.
- Pesquisa sobre as dez classes gramaticais no caderno.
Matemática
Pesquisa manuscrita sobre:
- Potência; Propriedades da potenciação; Radiciação; Congruência de triângulos; Contagem; Princípio fundamental da contagem; Porcentagem.
Ciências
Pesquisar os temas abaixo, produzir resumos e entregar no retorno às aulas:
- Circuitos elétricos
- Como construir um circuito elétrico com pilha/bateria, fios e lâmpada
- Uso consciente de energia elétrica
- Como calcular o consumo de energia elétrica
- Potência de aparelhos eletrônicos domésticos
História
Trabalho escrito sobre:
- Iluminismo
- Revolução Francesa
- Revolução Industrial
Geografia
Retomada do conteúdo. Pesquisa sobre temas abaixo:
- A Dinâmica da População Mundial                 
- Distribuição atual da população mundial
- Distribuição desigual da população
- Dinâmica Migratória da população mundial
- Os fluxos migratórios da atualidade
(Trabalho de pesquisa deve ser manuscrito, com capa, índice e fonte.)
Inglês
Acesse os textos no link https://bit.ly/3bs9FbV
Leia os seguintes textos para responder as questões:
-          Good evening.
-          Brazil records second coronavirus death
-          General Heleno tests positive for coronavirus

  1. Primeiro registre os textos no caderno, em inglês e português. Depois ouça o áudio indicado no link.
  2. Quais os países citados no primeiro texto? Faça uma relação desses nomes em inglês e português.
  3. Retire do segundo texto a informação dada da primeira vitima causada pelo vírus? Em inglês.
  4. Who is General Augusto Heleno? Informação no terceiro texto.
Arte
8º A
Ver o vídeo "História da Música - Notação Musical I" no link abaixo
E faça uma pesquisa escrita sobre o que é notação musical e escreva o que entendeu em seu caderno.


8º B, C, D, E: Atividades para entregar em forma de trabalho
1) O que vem a ser instrumentos musicais eletrônicos?
2) Dentre os instrumentos musicais tradicionais, cite quatro do gênero metais e apresente colagens ou desenhos de imagens destes instrumentos!
3) Cite alguns instrumentos eletrônicos.
4) Cite quatro instrumentos musicais tradicionais do gênero cordas.
5) O que vem a ser suporte em Arte?
6) O que vem a ser instrumentos musicais tradicionais?

ATIVIDADE:
Desenvolver uma tira de quadrinhos (história em quadrinho de no máximo cinco quadrinhos colocados lado a lado), tendo como tema o covid 19 e o que ele mudou na sua vida e cotidiano
Ed. Física
Tema do trabalho: Esporte de campo e taco e esporte de rede/parede
Depois de pesquisar sobre beisebol e kickball, responda as questões:
1) Quais são as regras básicas do jogo de beisebol e objetivo do jogo?
2) Quando o jogo de beisebol chegou ao Brasil? Qual país o trouxe para o Brasil?
3) Quais são as posições e qual é a função de cada uma delas durante o jogo?
4) Qual é a similaridade entre o kickball e o beisebol?

9º ano

Componente Curricular
Atividades
Português
ATIVIDADE 1 (LIVRO): Poema Protesto 2 – páginas 22 e 23 (Fazer as atividades da pag. 23 – Exercício de 1 a 6).
Obs. (Para realização das atividades necessita serem copiadas as questões)

ATIVIDADE 2 (LIVRO): Variedades linguísticas – páginas 30 até 41 (Ler os textos e fazer as atividades)
Obs. (Essas atividades deverão ser realizadas no caderno)

ATIVIDADES PARA SEREM ENTREGUE EM FOLHA DE ALMAÇO:
(Não se esqueça de colocar o nome, número e série).
- Elaborar (criar) um poema protesto seguindo as orientações de 1 a 9 da página 27.
- Criar uma notícia Fake News.
- CONCORDÂNCIA VERBAL e CONCORDÂNCIA NOMINAL;
- CARACTERÍSTICAS DE TEXTO DE OPINIÃO.
Matemática


Ciências
Pesquisar os temas abaixo, produzir resumos e entregar no retorno às aulas:
- Densidade da matéria
- Transformações químicas
- Radiações e suas aplicações na saúde (medicina)
História
Livro De História: História Doc Livro Didático do Aluno.
- Retomada do Conteúdo - A Primeira República Brasileira Cap. 3 Revisão do capitulo já estudado e realização das atividades página Roteiro de Estudo Pagina 60.
- Regimes Totalitários - Capítulo 1 A Primeira Guerra Mundial Conteúdo já iniciado, Estudo do Conteúdo e realização do Roteiro de Estudo página 24.
- Capítulo 2- A Revolução Russa – Estudo do Conteúdo – Pesquisa sobre o Domingo Sangrento. Realização do Estudo Dirigido página 40.
Geografia
Pesquisa manuscrita para entregar sobre os itens a seguir:
- Europa: Economia, política e cultura europeia; Europa: hegemonia, conflitos, intervenções militares e influência cultural em tempos e lugares diferentes; Corporações internacionais (atuação nos países de origem e em desenvolvimento); Organizações econômicas mundiais (atuação nos países de origem e em desenvolvimento); Vida da população nos países de origem e em desenvolvimento (consumo, cultura e mobilidade); Multiplicidade cultural (escala mundial); Manifestações culturais de minorias étnicas; Direitos humanos (princípios de respeito às diferenças); Paisagens diferentes; Modos de viver (Europa, Ásia e Oceania); Mapas temáticos, projeções cartográficas, anamorfose geográfica.
Inglês
Acessar o link para ter acesso às lições:
Responder as atividades no caderno e fazer a pesquisa para entregar no retorno às aulas.
Arte
Atividades para entregar em forma de trabalho:
1) O que vem a ser Perspectiva?
2) Será que o cotidiano pode ser uma fonte de temas para o processo de criação em Dança? Por quê?
3) O que o filósofo Guilles Deleuze pode nos dizer a respeito do diálogo corporal na dança?
4) Onde o coreógrafo busca os movimentos para sua criação?
5) Como ocorrem os procedimentos criativos no processo de criação no teatro?
6) O que é um Metrônomo?

ATIVIDADE: Após assistir o Documentário “Abstract” na Netflix, desenvolver um novo Design para um aparelho respiratório ligado a uma máscara em defesa conta o COVID 19.
Ed. Física
Tema do trabalho para entregar: Práticas corporais de aventura na natureza
Responder as questões:
1) Quais os tipos de esporte de aventuras que você conhece?
2) Pesquise três tipos de esportes de aventuras e identifique as semelhanças e diferenças na sua prática.
3) Quais são os tipos de seguranças que o esporte tem para os seus praticantes e para o público?
4) Quais as transformações que ocorreram durante a criação do esporte até os dias de hoje?

14 comentários:

  1. Crlh pra que tudo isso de lição 😞

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado por interagirem conosco. Sua consideração é muito importante para a melhora da nossa comunicação. Essas são atividades para a manutenção dos conhecimentos prévios. Bons estudos. 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pra vcs que não tem que fazer tudo isso de lição

      Excluir
  3. É pra fazer tudo no caderno esse os trabalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve observar as recomendações de acordo com cada disciplina e cada professor. Há atividades para serem entregues e outras para serem realizadas no caderno.

      Excluir
  4. Eu não entendi a lição de geografia do 9 ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi pedida uma pesquisa a mão sobre os temas mencionados para ser entregue posteriormente.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir