As atividades
abaixo devem ser realizadas conforme a orientação dos professores. Elas
devem ser entregues no retorno às aulas, valerão nota e contabilizarão
nas horas necessárias para garantir o ano letivo de 2020.
Para maio, novas atividades serão postadas, se houver necessidade.Por isso, organizem-se desde já e bons estudos. Vocês são capazes!
1º ano EM
Componente Curricular
|
Atividades
|
Português
|
Pesquisar e escrever no caderno:
- Linguagem verbal e linguagem não verbal, citar 10
exemplos, segue link explicativo: https://youtu.be/Mro43hevb8M
- Funções da linguagem: nível
culto e nível coloquial, função informativa ou referencial, função conativa ou apelativa, função emotiva ou expressiva, metalinguagem,
função fática , função estética e
poética . Citar 05 exemplos de cada. Seguem links explicativos: https://youtu.be/xHVSZP37W6k
, https://bit.ly/3boKXJt
e https://bit.ly/2y3UmYt
- Sentido denotativo e sentido conotativo na linguagem
literária, citar 10 exemplos de cada;
- O que é prosa e verso? Citar exemplos.
Trabalhos para entregar,
contendo conclusão na última página sobre:
- A origem da
Língua Portuguesa;
- Lusofonia
|
Matemática
|
Caderno do aluno completo.
Copiar e responder no caderno as questões sobre
Conjuntos nos links a seguir: https://bit.ly/2QDUpk2
|
História
|
1º A, B
e C:
Pesquisa em forma de esquema e resumos no
caderno:
- Civilizações do Crescente Fértil:
o surgimento do Estado e da escrita no Egito.
- Civilização Grega: a constituição
da cidadania clássica e as relações sociais marcadas pela escravidão
1º D e E:
Acessar
a atividade no link: https://bit.ly/2J6xYQu
Entregar
em forma de trabalho.
|
Geografia
|
1ºA
Material de apoio: https://bit.ly/2JhYlTB
Estudem o material de apoio e produzam um mapa
temático do Brasil, no qual, cada Estado deverá ser representado por uma
característica marcante daquele Estado, que pode ser cultural, política,
econômica, paisagem, natureza etc. Para isso deverá ser feita uma pesquisa
sobre esses aspectos dos Estados brasileiros. Ver exemplo no mapa
"Fictional Characters", Pg. 23, do material de apoio.
Os mapas poderão ser feitos em formato digital, em folhas A4,
cartolinas, como preferirem, desde que obedeçam aos padrões para confecção de
mapas descritos no material de apoio.
1º B, C, D
e E
Acessar o link para ter acesso às lições:
Copiar e responder no caderno.
|
Biologia
|
Trabalho manuscrito sobre: As grandes epidemias
ao longo da história
|
Física
|
1º A, B e
C:
Definir a teoria e colocar exemplos sobre:
Função horária; Variação de espaço; Velocidade
escalar média e velocidade escalar instantânea.
1º D e E:
Acessar o link para ter acesso às lições:
e responder no caderno.
|
Química
|
Pesquisa manuscrita sobre:
Modelos atômicos: Demócrito / Dalton / Thomson /
Rutherford / Bohr
|
Inglês
|
Acessar o link para ter acesso às lições:
e responder as atividades no caderno.
|
Arte
|
1º A: Atividades para entregar em forma de trabalho
1) O que vem a ser Patrimônio
Cultural Imaterial?
2) O que significa e o que vem
a ser Iphan?
3) As obras expostas em espaços
públicos, abertos ou fechados, como são denominados?
4) Qual a origem do termo
Grafite?
5) Qual o objetivo da Educação
Patrimonial?
ATIVIDADE:
Pesquisar vida e obras de Candido Portinari e José
Clemente Orosco e qual a relação entre esses artistas e suas obras?
1º B, C,
D, E
Assistir aos filmes sugeridos abaixo e fazer um
relatório sobre 02 dos filmes, destacando os seguintes pontos: resumo,
mensagem positiva da história, lado negativo (caso exista), descrição dos
cenários do filme, descrição física e psicológica das personagens, tipo de
vestimentas das personagens, trilha sonora e estilo de músicas marcante no
filme. Os filmes sugeridos são:
Pandemia (2020); Frida (2002); Gauguin
- Viagem ao Taiti (2008); The Square - A arte da discórdia (2017); Com amor,
Van Gogh (2017); Rodin (2017); A dama dourada (2015); Grandes olhos (2014); O
melhor lance (2013)
Os dois relatórios devem ser entregues no
retorno às aulas.
|
Ed. Física
|
Pesquisa manuscrita a partir de sites, livros e
artigos. Apresentar dados conceituais e contemporâneos, bem como a bibliografia
sobre:
- Padrões e estereótipos de
beleza corporal
- Indicadores que levam à
construção de representações sobre corpo e beleza
- Medidas e avaliação da
composição corporal
- Índice de massa corpórea (IMC)
- Alimentação, exercício físico e
obesidade
|
Filosofia
|
Pesquisa dos conteúdos e Conclusão Final para ser
entregue no retorno às aulas:
-
O que é Filosofia?
-
A atitude crítica
-
Para que filosofia?
-
Características da atitude filosófica
|
Sociologia
|
1º A, B:
Filme: O Náufrago. Resenha crítica sobre o filme
e resposta para a pergunta: “Qual mudança social o personagem sofreu durante
o seu afastamento?” (trabalho manuscrito)
1º C, D, E:
(O
professor enviará as atividades em breve)
|
2º ano EM
Componente Curricular
|
Atividades
|
Português
|
Acessar o material no link https://bit.ly/2UeecJ6
Há um arquivo com as orientações e atividades que
devem ser feitas e os demais são fotos do livro didático para realização dos
exercícios. Tudo deve ser feito no caderno, questões e respostas, e será
corrigido no retorno às aulas
|
Matemática
|
Continuar a realização dos últimos exercícios
passados na escola.
Pesquisa manuscrita sobre seno, cosseno e
tangente na circunferência trigonométrica (ou círculo trigonométrico). Nessa
pesquisa deve constar uma conclusão com suas próprias palavras e três
exercícios resolvidos sobre o tema.
|
História
|
Pesquisas dos conteúdos e resumos manuscritos
para serem entregues no retorno às aulas:
- Renascimento
- Reforma e
Contrarreforma
- Formação
dos estados absolutistas europeus
|
Geografia
|
2º A: Trabalho
manuscrito sobre os temas a seguir:
- O Brasil e a economia global:
mercados internacionais.
- Os circuitos da produção: espaço
agropecuário.
- A revolução das cidades.
|
Biologia
|
Pesquisar os temas abaixo, produzir resumos e
entregar no retorno às aulas:
- Células-tronco
e suas aplicações
- Fotossíntese
e respiração celular
- Osmose e
difusão
- Mitose e
o cânceres
|
Física
|
Pesquisa manuscrita sobre:
Escalas termoelétricas;
Escala Celsius; Escala Fahrenheit; Escala Kelvin; Relação entre as escalas;
Termoelétricas; Trocas de calor; Calor e transformações de energia.
|
Química
|
Pesquisa manuscrita sobre:
Propriedades
coligativas das soluções: Tonoscopia ou Tonometria / Osmose e pressão
osmótica
|
Inglês
|
Acessar o link para ter acesso às lições:
e responder as atividades no caderno.
|
Arte
|
2º A: Assistir
aos filmes sugeridos abaixo e fazer um relatório sobre 02 dos filmes,
destacando os seguintes pontos: resumo, mensagem positiva da história, lado
negativo (caso exista), descrição dos cenários do filme, descrição física e
psicológica das personagens, tipo de vestimentas das personagens, trilha
sonora e estilo de músicas marcante no filme. Os filmes sugeridos são:
Pandemia (2020); Frida (2002); Gauguin - Viagem
ao Taiti (2008); The Square - A arte da discórdia (2017); Com amor, Van Gogh
(2017); Rodin (2017); A
dama dourada (2015); Grandes olhos (2014); O melhor lance (2013)
Os dois relatórios devem ser
entregues no retorno às aulas.
2º B, C,
D: Atividades para entregar em
forma de trabalho
1) Como definir uma curadoria educativa?
2) Nas décadas de 1960 e 1970, grupos de
teatro associam todos os elementos, inclusive textos em um mesmo processo de
criação com base na experimentação em sala de ensaio, denomina-se:
a) Curadoria;
b) Criação coletiva;
c) Leitura dramática;
3) Dentro da curadoria apresentada para o trabalho de pesquisa
de obras singulares entre si, ícones da Arte, o que foi observado na obra de
Velásquez?
4) E sobre a obra de Castiglione, o que poderia ser relatado?
5) A que a Mediação Cultural se destina?
a) Envolve processo de diferentes naturezas,
que atuam e promovem a aproximação entre arte e público.
b) Promove
a interação comunicativa e dialoga entre público e as linguagens artísticas;
c)
Promove a experiência estética a ser compartilhada;
d) Todas as afirmações estão corretas;
e) Todas as afirmações são falsas; já que a
mediação cultural esboça a intenção do projeto;
6) Porque na curadoria do trabalho de pesquisa dado, foi
proposta as três obras para apreciação? Há algo em comum entre elas?
7) Elas fazem você pensar sobre a relação entre arte e público?
Por quê?
ATIVIDADE:
Criar o seu
museu imaginário. Que obras você escolheria para o seu museu. Como seria a disposição das obras. Que
relação teria entre elas: gênero, técnica, tamanho, escola ou época.
|
Ed. Física
|
Pesquisa manuscrita a partir de sites, livros e
artigos. Apresentar dados conceituais e contemporâneos, bem como a
bibliografia sobre:
- Ginástica:
práticas contemporâneas (ginástica aeróbica, localizada e outras)
- Capacidades
físicas: conceitos e avaliação
- Significados/sentidos
no discurso das mídias sobre a ginástica e o exercício físico
- O papel das
mídias na definição de modelos hegemônicos de beleza corporal
|
Filosofia
|
Pesquisa dos conteúdos e Conclusão Final para ser
entregue no retorno às aulas:
- A origem da
Filosofia
- O nascimento da
Filosofia
- O mito da caverna
|
Sociologia
|
(O
professor enviará o material em breve)
|
3º ano EM
Componente Curricular
|
Atividades
|
Português
|
Acessar o material no link https://bit.ly/2xoYgKX
Há um arquivo com as orientações e atividades que
devem ser feitas e os demais são fotos do livro didático para realização dos
exercícios. Tudo deve ser feito e encaminhado para o e-mail escolamh2020@gmail.com
seguindo as orientações da professora.
|
Matemática
|
Acessar os links para responder às questões e
enviar os resultados e resolução para o e-mail escolamh2020@gmail.com (A
professora sugeriu que assistissem videoaulas sobre o tema no Youtube caso
houvesse dúvidas)
|
História
|
Pesquisas dos conteúdos e resumos manuscritos
para serem entregues no retorno às aulas:
- Imperialismo,
Gobineau e Racismo
- Primeira
Guerra Mundial
- Revolução
Russa
|
Geografia
|
|
Biologia
|
Pesquisar os temas abaixo, produzir resumos e
entregar no retorno às aulas:
- Conceito
de espécie
- Os cinco
reinos da natureza (níveis de organização, obtenção de energia, estruturas,
importância econômica e ecológica)
- Árvores
filogenéticas
|
Física
|
Acessar o link para ter acesso às lições:
e responder no caderno.
|
Química
|
Pesquisa manuscrita sobre:
- Hidrocarbonetos:
funções orgânicas e nomenclaturas
- Petróleo:
aspecto, formação, refino e aplicação
|
Inglês
|
Acessar o link para ter acesso às lições:
Responder as atividades no caderno e fazer a
pesquisa para entregar no retorno às aulas.
|
Arte
|
Atividades para entregar em forma de trabalho:
1) Sendo os anos 70 um período
tão obscuro na história do Brasil, que iniciativas ocorreram no campo da
Arte?
2) De que forma Walter Zanini, quando diretor do Museu
de Arte Contemporânea, ajudou a nova linguagem que surgia?
3) O que acabou dando impulso a Computer Art no Brasil?
4) Quando tem início a utilização da informática no
campo da Arte? Como acontece?
5) Qual foi o primeiro computador eletrônico a ser
desenvolvido e por quê?
6) Quem foi Waldemar Cordeiro?
7) O que vem a ser Arte Cibernética?
ATIVIDADE:
Desenvolver uma obra gráfica cibernética tendo como
tema o COVID 19.
|
Ed. Física
|
Tema: Luta - Modalidade Boxe. Responder as
questões:
1) Existem quantos golpes no Boxe e quais seus
nomes?
2) Quais
são os golpes ofensivos e defensivos no Boxe?
3) Qual é a diferença do boxe profissional e
amador?
4) Qual é a diferença entre o boxe masculino e o
boxe feminino? Dentro desse esporte há preconceito?
5) Quais os tipos de treinamento e quantas
categorias há no boxe?
|
Filosofia
|
Pesquisa dos conteúdos e Conclusão Final para ser
entregue no retorno às aulas:
- Biografia
do filósofo Aristóteles
- Os
períodos da filosofia grega: período pré-socrático (ou cosmológico); período
socrático (ou antropológico); período sistemático e período helenístico (ou
greco-romano)
|
Sociologia
|
Acessar em https://bit.ly/33EiqwR o arquivo que
contém:
- Links de
vídeos do YouTube
- Texto
para leitura e reflexão
- Atividades
para serem respondidas no caderno
(Atividades
serão corrigidas no retorno às aulas)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário