terça-feira, 24 de março de 2020

Atividades 1º, 2º e 3º EM


     As atividades abaixo devem ser realizadas conforme a orientação dos professores. Elas devem ser entregues no retorno às aulas, valerão nota e contabilizarão nas horas necessárias para garantir o ano letivo de 2020.
      Para maio, novas atividades serão postadas, se houver necessidade.
      Por isso, organizem-se desde já e bons estudos. Vocês são capazes! 


1º ano EM

Componente Curricular
Atividades
Português
Pesquisar e escrever no caderno:
- Linguagem verbal e linguagem não verbal, citar 10 exemplos, segue link explicativo: https://youtu.be/Mro43hevb8M
- Funções da linguagem: nível culto e nível coloquial, função informativa ou referencial, função  conativa ou apelativa, função  emotiva ou expressiva, metalinguagem, função fática , função  estética e poética . Citar 05 exemplos de cada. Seguem links explicativos: https://youtu.be/xHVSZP37W6k , https://bit.ly/3boKXJt e https://bit.ly/2y3UmYt
- Sentido denotativo e sentido conotativo na linguagem literária, citar 10 exemplos de cada;
- O que é prosa e verso? Citar exemplos.

Trabalhos para entregar, contendo conclusão na última página sobre:
- A origem da Língua Portuguesa;
- Lusofonia 
Matemática
Caderno do aluno completo.
Copiar e responder no caderno as questões sobre Conjuntos nos links a seguir: https://bit.ly/2QDUpk2
 História
1º A, B e C:
Pesquisa em forma de esquema e resumos no caderno:
- Civilizações do Crescente Fértil: o surgimento do Estado e da escrita no Egito.
- Civilização Grega: a constituição da cidadania clássica e as relações sociais marcadas pela escravidão

1º D e E:
Acessar a atividade no link: https://bit.ly/2J6xYQu
Entregar em forma de trabalho.
Geografia
1ºA
Material de apoio: https://bit.ly/2JhYlTB
Estudem o material de apoio e produzam um mapa temático do Brasil, no qual, cada Estado deverá ser representado por uma característica marcante daquele Estado, que pode ser cultural, política, econômica, paisagem, natureza etc. Para isso deverá ser feita uma pesquisa sobre esses aspectos dos Estados brasileiros. Ver exemplo no mapa "Fictional Characters", Pg. 23, do material de apoio.
Os mapas poderão ser feitos em formato digital, em folhas A4, cartolinas, como preferirem, desde que obedeçam aos padrões para confecção de mapas descritos no material de apoio.

1º B, C, D e E
Acessar o link para ter acesso às lições:
Copiar e responder no caderno.
Biologia
Trabalho manuscrito sobre: As grandes epidemias ao longo da história
Física
1º A, B e C:
Definir a teoria e colocar exemplos sobre:
Função horária; Variação de espaço; Velocidade escalar média e velocidade escalar instantânea.

1º D e E:
Acessar o link para ter acesso às lições:
e responder no caderno.
Química
Pesquisa manuscrita sobre:
Modelos atômicos: Demócrito / Dalton / Thomson / Rutherford / Bohr
Inglês
Acessar o link para ter acesso às lições:
e responder as atividades no caderno.
Arte
1º A: Atividades para entregar em forma de trabalho
1) O que vem a ser Patrimônio Cultural Imaterial?
2) O que significa e o que vem a ser Iphan?
3) As obras expostas em espaços públicos, abertos ou fechados, como são denominados?
4) Qual a origem do termo Grafite?
5) Qual o objetivo da Educação Patrimonial?
ATIVIDADE:
Pesquisar vida e obras de Candido Portinari e José Clemente Orosco e qual a relação entre esses artistas e suas obras?

1º B, C, D, E
Assistir aos filmes sugeridos abaixo e fazer um relatório sobre 02 dos filmes, destacando os seguintes pontos: resumo, mensagem positiva da história, lado negativo (caso exista), descrição dos cenários do filme, descrição física e psicológica das personagens, tipo de vestimentas das personagens, trilha sonora e estilo de músicas marcante no filme. Os filmes sugeridos são:
Pandemia (2020); Frida (2002); Gauguin - Viagem ao Taiti (2008); The Square - A arte da discórdia (2017); Com amor, Van Gogh (2017); Rodin (2017); A dama dourada (2015); Grandes olhos (2014); O melhor lance (2013)
Os dois relatórios devem ser entregues no retorno às aulas.
Ed. Física
Pesquisa manuscrita a partir de sites, livros e artigos. Apresentar dados conceituais e contemporâneos, bem como a bibliografia sobre:
- Padrões e estereótipos de beleza corporal
- Indicadores que levam à construção de representações sobre corpo e beleza
- Medidas e avaliação da composição corporal
- Índice de massa corpórea (IMC)
- Alimentação, exercício físico e obesidade
Filosofia
Pesquisa dos conteúdos e Conclusão Final para ser entregue no retorno às aulas:
- O que é Filosofia?
- A atitude crítica
- Para que filosofia?
- Características da atitude filosófica
Sociologia
1º A, B:
Filme: O Náufrago. Resenha crítica sobre o filme e resposta para a pergunta: “Qual mudança social o personagem sofreu durante o seu afastamento?” (trabalho manuscrito)

1º C, D, E:
(O professor enviará as atividades em breve)

2º ano EM

Componente Curricular
Atividades
Português
Acessar o material no link https://bit.ly/2UeecJ6
Há um arquivo com as orientações e atividades que devem ser feitas e os demais são fotos do livro didático para realização dos exercícios. Tudo deve ser feito no caderno, questões e respostas, e será corrigido no retorno às aulas
Matemática
Continuar a realização dos últimos exercícios passados na escola.
Pesquisa manuscrita sobre seno, cosseno e tangente na circunferência trigonométrica (ou círculo trigonométrico). Nessa pesquisa deve constar uma conclusão com suas próprias palavras e três exercícios resolvidos sobre o tema.
História
Pesquisas dos conteúdos e resumos manuscritos para serem entregues no retorno às aulas:
- Renascimento
- Reforma e Contrarreforma
- Formação dos estados absolutistas europeus
Geografia
2º A: Trabalho manuscrito sobre os temas a seguir:
- O Brasil e a economia global: mercados internacionais.
- Os circuitos da produção: espaço agropecuário.
- A revolução das cidades.



Biologia
Pesquisar os temas abaixo, produzir resumos e entregar no retorno às aulas:
- Células-tronco e suas aplicações
- Fotossíntese e respiração celular
- Osmose e difusão
- Mitose e o cânceres
Física
Pesquisa manuscrita sobre:
Escalas termoelétricas; Escala Celsius; Escala Fahrenheit; Escala Kelvin; Relação entre as escalas; Termoelétricas; Trocas de calor; Calor e transformações de energia.
Química
Pesquisa manuscrita sobre:
Propriedades coligativas das soluções: Tonoscopia ou Tonometria / Osmose e pressão osmótica
Inglês
Acessar o link para ter acesso às lições:
e responder as atividades no caderno.
Arte
2º A: Assistir aos filmes sugeridos abaixo e fazer um relatório sobre 02 dos filmes, destacando os seguintes pontos: resumo, mensagem positiva da história, lado negativo (caso exista), descrição dos cenários do filme, descrição física e psicológica das personagens, tipo de vestimentas das personagens, trilha sonora e estilo de músicas marcante no filme. Os filmes sugeridos são:
Pandemia (2020); Frida (2002); Gauguin - Viagem ao Taiti (2008); The Square - A arte da discórdia (2017); Com amor, Van Gogh (2017); Rodin (2017); A dama dourada (2015); Grandes olhos (2014); O melhor lance (2013)
Os dois relatórios devem ser entregues no retorno às aulas.

2º B, C, D: Atividades para entregar em forma de trabalho
1) Como definir uma curadoria educativa?
2) Nas décadas de 1960 e 1970, grupos de teatro associam todos os elementos, inclusive textos em um mesmo processo de criação com base na experimentação em sala de ensaio, denomina-se:
 a) Curadoria;           
 b) Criação coletiva;             
 c) Leitura dramática;
3) Dentro da curadoria apresentada para o trabalho de pesquisa de obras singulares entre si, ícones da Arte, o que foi observado na obra de Velásquez?
4) E sobre a obra de Castiglione, o que poderia ser relatado?
5) A que a Mediação Cultural se destina?
a) Envolve processo de diferentes naturezas, que atuam e promovem a aproximação entre arte e público.   
 b) Promove a interação comunicativa e dialoga entre público e as linguagens artísticas;
 c) Promove a experiência estética a ser compartilhada;
d) Todas as afirmações estão corretas;
e) Todas as afirmações são falsas; já que a mediação cultural esboça a intenção do projeto;
6) Porque na curadoria do trabalho de pesquisa dado, foi proposta as três obras para apreciação? Há algo em comum entre elas?
7) Elas fazem você pensar sobre a relação entre arte e público? Por quê?

ATIVIDADE:
Criar o seu museu imaginário. Que obras você escolheria para o seu museu.  Como seria a disposição das obras. Que relação teria entre elas: gênero, técnica, tamanho, escola ou época.
Ed. Física
Pesquisa manuscrita a partir de sites, livros e artigos. Apresentar dados conceituais e contemporâneos, bem como a bibliografia sobre:
- Ginástica: práticas contemporâneas (ginástica aeróbica, localizada e outras)
- Capacidades físicas: conceitos e avaliação
- Significados/sentidos no discurso das mídias sobre a ginástica e o exercício físico
- O papel das mídias na definição de modelos hegemônicos de beleza corporal
Filosofia
Pesquisa dos conteúdos e Conclusão Final para ser entregue no retorno às aulas:
- A origem da Filosofia
- O nascimento da Filosofia
- O mito da caverna
Sociologia

(O professor enviará o material em breve)


3º ano EM

Componente Curricular
Atividades
Português
Acessar o material no link https://bit.ly/2xoYgKX
Há um arquivo com as orientações e atividades que devem ser feitas e os demais são fotos do livro didático para realização dos exercícios. Tudo deve ser feito e encaminhado para o e-mail escolamh2020@gmail.com seguindo as orientações da professora.
Matemática
Acessar os links para responder às questões e enviar os resultados e resolução para o e-mail escolamh2020@gmail.com (A professora sugeriu que assistissem videoaulas sobre o tema no Youtube caso houvesse dúvidas)
História
Pesquisas dos conteúdos e resumos manuscritos para serem entregues no retorno às aulas:
- Imperialismo, Gobineau e Racismo
- Primeira Guerra Mundial
- Revolução Russa
Geografia


Biologia
Pesquisar os temas abaixo, produzir resumos e entregar no retorno às aulas:
- Conceito de espécie
- Os cinco reinos da natureza (níveis de organização, obtenção de energia, estruturas, importância econômica e ecológica)
- Árvores filogenéticas
Física
Acessar o link para ter acesso às lições:
e responder no caderno.
Química
Pesquisa manuscrita sobre:
- Hidrocarbonetos: funções orgânicas e nomenclaturas
- Petróleo: aspecto, formação, refino e aplicação
Inglês
Acessar o link para ter acesso às lições:
Responder as atividades no caderno e fazer a pesquisa para entregar no retorno às aulas.
Arte
Atividades para entregar em forma de trabalho:
1) Sendo os anos 70 um período tão obscuro na história do Brasil, que iniciativas ocorreram no campo da Arte?
2) De que forma Walter Zanini, quando diretor do Museu de Arte Contemporânea, ajudou a nova linguagem que surgia?
3) O que acabou dando impulso a Computer Art no Brasil?
4) Quando tem início a utilização da informática no campo da Arte? Como acontece?
5) Qual foi o primeiro computador eletrônico a ser desenvolvido e por quê?
6) Quem foi Waldemar Cordeiro?
7) O que vem a ser Arte Cibernética?

ATIVIDADE:
Desenvolver uma obra gráfica cibernética tendo como tema o COVID 19.
Ed. Física
Tema: Luta - Modalidade Boxe. Responder as questões:
1) Existem quantos golpes no Boxe e quais seus nomes?
2)  Quais são os golpes ofensivos e defensivos no Boxe?
3) Qual é a diferença do boxe profissional e amador?
4) Qual é a diferença entre o boxe masculino e o boxe feminino? Dentro desse esporte há preconceito?
5) Quais os tipos de treinamento e quantas categorias há no boxe?
Filosofia
Pesquisa dos conteúdos e Conclusão Final para ser entregue no retorno às aulas:
- Biografia do filósofo Aristóteles
- Os períodos da filosofia grega: período pré-socrático (ou cosmológico); período socrático (ou antropológico); período sistemático e período helenístico (ou greco-romano)
Sociologia
Acessar em https://bit.ly/33EiqwR o arquivo que contém:
- Links de vídeos do YouTube
- Texto para leitura e reflexão
- Atividades para serem respondidas no caderno
(Atividades serão corrigidas no retorno às aulas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário