ESCLARECIMENTOS SOBRE AS ATIVIDADES:
- Estas são as mesmas atividades que estamos compartilhando nos grupos de WhatsApp da escola. Estes grupos de Whats foram cridos há pouco tempo e todos os alunos do Maria Helena são bem-vindos lá para estudar e receber orientações.
- Alunos, priorizem a realização destas atividades até o dia 22/05/2020, pois daremos novas orientações a vocês para a última semana de maio.
- Isto vale, inclusive, para aqueles que não concluíram as atividades de férias. Não entrem em desespero. Priorizem estas atividades e vão retornando àquelas conforme sobrar tempo.
- Sobre a entrega das atividades: alguns professores solicitaram a entrega por WhatsApp, por foto, por email, e outros pelo Google Classroom. Se não houver especificada uma forma de entrega, considerem que ela deverá ser feita no retorno às aulas presenciais. Ninguém deve ir à escola entregar atividades.
SOBRE O APLICATIVO GOOGLE CLASSROOM:
Alguns alunos informaram um erro ao inserir os códigos das turmas no Google Classroom. O motivo do erro e a orientação são as seguintes: O aplicativo não dará acesso às turmas se o aluno não utilizar o EMAIL INSTITUCIONAL DO GOOGLE. Este este pode ser encontrado na SED (embaixo do nome do aluno) ou formado da seguinte forma: 0000 + RA + dígito + sp@al.educacao.sp.gov.br (notem que são 4 zeros no início, e não 3).
Porém, só isso não basta. Se a senha for a data de nascimento, continuará dando erro, pois o sistema entende que é uma senha muito fácil. Então, o aluno precisa alterar a senha na SED para uma senha mais difícil, que não tenha relação com algum dado pessoal ou fácil demais. (Sugerimos anotar a senha nova em algum lugar para que não a esqueça depois). Feito isso, todos conseguirão o acesso a todas as turmas no Classroom sem precisar digitar os códigos.
Todos os alunos que puderem devem acessar o Classroom, pois, por meio dele, os alunos podem enviar as atividades para os professores, e os professores podem tirar dúvidas, corrigir as lições e até dar nota, ou seja, é melhor para o processo de ensino-aprendizagem neste momento.
Para acessar o número do RA, acessar o link abaixo e clicar na série no aluno:
https://alunomhcabucu.blogspot.com/2020/04/atividades-pedagogicas-em-casa.html
SOBRE O MATERIAL RETIRADO NA ESCOLA:
Porém, só isso não basta. Se a senha for a data de nascimento, continuará dando erro, pois o sistema entende que é uma senha muito fácil. Então, o aluno precisa alterar a senha na SED para uma senha mais difícil, que não tenha relação com algum dado pessoal ou fácil demais. (Sugerimos anotar a senha nova em algum lugar para que não a esqueça depois). Feito isso, todos conseguirão o acesso a todas as turmas no Classroom sem precisar digitar os códigos.
Todos os alunos que puderem devem acessar o Classroom, pois, por meio dele, os alunos podem enviar as atividades para os professores, e os professores podem tirar dúvidas, corrigir as lições e até dar nota, ou seja, é melhor para o processo de ensino-aprendizagem neste momento.
Para acessar o número do RA, acessar o link abaixo e clicar na série no aluno:
https://alunomhcabucu.blogspot.com/2020/04/atividades-pedagogicas-em-casa.html
SOBRE O MATERIAL RETIRADO NA ESCOLA:
- As apostilas que o aluno recebeu recentemente são do 2º bimestre, mas nós estamos ainda finalizando o 1º bimestre, que vai até 29/05. Portanto, as apostilas novas serão utilizadas a partir de junho.
- As AAPs recebidas deverão ser realizadas a partir do dia 25/05. Em breve, daremos orientações sobre como realizá-las e a devolver o gabarito.
ATIVIDADES DE ELETIVAS SE ENCONTRAM AO FINAL DESTA PÁGINA
PARA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
SÉRIE/ANO
|
DISCIPLINA
|
PROFESSOR (ES)
|
ATIVIDADES
|
6º A, B,C, D, E
|
Português
|
Eliana Sena
|
Vamos
trabalhar com o livro didático "Se liga na língua". Leia as tiras
das "Histórias em Quadrinhos " e responda as questões das páginas
74 e 75.
Assistam
ao vídeo, leiam as instruções e produzam
uma
"História em Quadrinhos ".
Atenção:
Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua,
que varia principalmente por fatores históricos e culturais. Leia o texto do
link e responda as questões:
Apostila
"Aprender Sempre" páginas, 2, e 4.
Atividades
diferenciadas:
Segue link com os códigos do aplicativo
classroom
|
6º A, B, C, D, E
|
Matemática
|
Nelson
|
Acessar
o link e responder no caderno:
Atividades
complementares:
|
6º A, B, C, D, E
|
História
|
Ademir
|
Acessar
o documentário sobre Roma no link: https://www.youtube.com/watch?v=UFZ_ihWq8CY e responder:
1 -
Quais foram as principais construção dos romanos?
2 -
Por que Júlio César foi assassinado?
3 -
Qual era a função dos aquedutos?
4 -
Para que serviam os arcos romanos?
5 -
Como era a escravidão em Roma?
6 -
Para que servia o Coliseu?
7 -
Como eram os banhos públicos em Roma?
8 -
Qual foi o maior feito do imperador Trajano?
9 -
Como chamava a principal barreira de proteção romana?
10
- Como foi construído o panteão?
|
6º A, B, C, D, E
|
Geografia
|
Eniângela
|
Apoema: geografia6/Claúdia Magalhães...et.a 1ed. –São
Paulo. Editora do Brasil,2018.
Vídeo educativo sobre deslizamentos de terra - Poli / UFRJ
A VERDADE SOBRE BRUMADINHO!!
facebook : Centro de Mídias SP.
Acessar o link e copiar no caderno responder
|
6º A, B, C, D, E
|
Ciências
|
Robson e Cristina
|
Faça
uma busca (pesquisa) livros didáticos, internet e outras fontes: Filtração,
Decantação, Evaporação e Destilação simples.
|
6º A, B, C, D, E
|
Inglês
|
Silvia e Maria Flor
|
Acessar
o link e responder no caderno:
|
6º A, B, C, D, E
|
Arte
|
Suelen
|
1°semana:
Acessar o link e responder no caderno:
2°semana:
assistir a vídeo aula de arte e fazer um resumo: https://youtu.be/k60ZHBJ2p50
|
6º A, B, C, D, E
|
Ed. Física
|
Cleide
|
Os
alunos deverão pesquisar os fundamentos e a história desenvolvida em torno da
capoeira. Para entregar no retorno às aulas.
|
6º A
|
Projeto de Vida
|
Cleide
|
1-
Com base no conhecimento já adquirido, buscar resolver os
exercícios da apostila. Se necessário realizar pesquisar para o auxílio das
resoluções.
2-
Assistir ao filme “À procura da felicidade”, de 2006, e
posteriormente desenvolver um relatório com base nos acontecimentos do filme
e também com críticas pessoas sobre os mesmos acontecimentos. (Mínimo de 10
linhas e máximo de 30)
Prazo para
entrega: Retorno das
aulas.
|
6º B, C, D, E
|
Projeto de Vida
|
Débora e Edieusa
|
Utilizando
o tema COVID-19 ou se preferir CORONAVÍRUS, faça no seu caderno um poema
acróstico, com base nas informações que você tem sobre esse momento que
estamos vivendo. Sua criação é livre,
pode falar de como tem sido seus dias nesse período de quarentena, mas tente
trazer palavras de esperança para seu texto. Juntos venceremos essa batalha!
|
6º A, B, C, D, E
|
Tecnologia
|
José Amilton
|
Atividades
aula de tecnologia e inovação
Conectar
off-line
Desafio
será você criar um vídeo para motivar as pessoas a prevenir contra o coronavírus.
Fazer
edição do vídeo (quem puder fazer) temos vários
recursos
de app,também pode ser uma filmagem simples.
Quem
encontrar dificuldades pode fazer em forma de desenho retratando o tema
coronavírus
|
6º A, B, C, D, E
|
Sala de Leitura
|
Claudineia
|
Acessar o link, fazer a leitura e reflexão
do poema: https://drive.google.com/file/d/1bJ1oNMmLk8nkg2TWWdHMDgYtbY4F5hmN/view?usp=sharing
|
7º A, B, C, D
|
Português
|
Naldevan
|
(continuar as atividades passadas nas férias e apostila do 1º bimestre)
|
7º A, B, C, D
|
Matemática
|
Cristina e Charles
|
Atividades
Aprender Sempre: Atividade nº 4 (1-2-3
e 4)
E
Acessar o link e responder no caderno:
|
7º A, B, C, D
|
História
|
Eliana, Lucas e Evaneide
|
Trabalho-
tema: Feudalismo e suas características econômicas, políticas, sociais e
culturais. Deverá ser entregue no retorno às aulas.
Desenho
em folha de sulfite um feudo em sua proporção, identificando e sinalizando
cada parte através de legenda.
|
7º A, B, C, D
|
Geografia
|
Eniangela, Cristiane e Humberto
|
Assistam
aos vídeos,
Acessar
o link e responder no caderno.
|
7º A, B, C
|
Ciências
|
Adriana
|
Ler
no livro didático o capítulo sobre “Máquinas Simples” e responder as
atividades referentes ao tema no caderno.
|
7º D
|
Ciências
|
Cristina
|
Acessar
os links e responder no caderno:
|
7º A, B, C, D
|
Inglês
|
Simone
|
Acessar o link e responder no
caderno:
|
7º A, B, C, D
|
Arte
|
Suelen
|
1°semana:
Acessar o link e responder no caderno:
2°semana:
assistir a vídeo aula de arte e fazer um resumo: https://youtu.be/6U2aT0FNH0Q
|
7º A, B, C, D
|
Ed. Física
|
Cleide
|
Construir
estratégias para o preconceito existente no universo das lutas, enfatizando a
importância
dos
valores para manutenção de diferentes culturas. Deverá ser entregue no
retorno às aulas.
|
7º A, B
|
Projeto de Vida
|
Ana Paula
4 aulas
|
Minha
vida hoje:
Reflita
sobre esse momento que você está vivendo
e registre em seu caderno o que nesta situação mais gosta de fazer e
suas preferências atuais.
-
Como
está se sentindo em meio a esta pandemia? Justifique.
-
Qual
é a influência das pessoas que estão
ao seu redor nesse momento tem em relação a você?
|
7º C
|
Projeto de Vida
|
Cleide
|
1-
Com base no conhecimento já adquirido, buscar resolver os exercícios
da apostila. Se necessário realizar pesquisar para o auxílio das resoluções.
2-
Assistir ao filme “À procura da felicidade”, de 2006, e
posteriormente desenvolver um relatório com base nos acontecimentos do filme
e também com críticas pessoas sobre os mesmos acontecimentos. (Mínimo de 10
linhas e máximo de 30)
Prazo
para entrega: Retorno das
aulas.
|
7º D
|
Projeto de Vida
|
Roslin
|
Relatar
em seu diário como está sendo os seus dias durante a quarentena devido o
Corona Vírus. E como você está superando esse momento. Entrega da atividade
até o dia 18/05/20020
|
7º A, B, C, D
|
Tecnologia
|
José Amilton
|
Atividades
aula de tecnologia e inovação
Conectar
off-line
Desafio
será você criar um vídeo para motivar as pessoas a prevenir contra o coronavírus.
Fazer
edição do vídeo (quem puder fazer) temos vários
recursos
de app, também pode ser uma filmagem simples.
Quem
encontrar dificuldades pode fazer em forma de desenho retratando o tema
coronavírus
|
7º A, B, C, D
|
Sala de Leitura
|
Claudineia
|
Acessar o link, fazer a leitura e reflexão
do poema: https://drive.google.com/file/d/1NgXvzWXpgbKxXgg3xqvRGS-bvHSBX4GG/view?usp=sharing
|
8º A, B, C, D
|
Português
|
Maria Flor
|
Acessar
o link e responder no caderno:
|
8º E
|
Português
|
Naldevan
|
Acessar o link e responder no caderno:
|
8º A, B, C, D, E
|
Matemática
|
Jurandi e Charles
|
Acessar
os links e responder no caderno:
|
8º A, B, C, D, E
|
História
|
Evaneide
|
Revolução
Industrial: Trabalho no caderno, identificando as principais características
da Revolução Industrial inglesa e seus
impactos sociais. Criar 3 questões e responder também no caderno.
|
8º A, B, C, D, E
|
Geografia
|
Cristiane e Luis
|
Acessar
as atividades e responder no caderno:
|
8º A
|
Ciências
|
Cristina
|
Acessar
o link e responder no caderno:
|
8º B
|
Ciências
|
Gabriela
|
Acessar
o link e responder no caderno:
|
8º C, D, E
|
Ciências
|
Jéssica
|
Ler
o texto: As Contribuições de Benjamin Franklin
e
responder questões referente ao texto. Livro didático de Ciências: páginas
192 e 193.
CONHECENDO
OS FENÔMENOS ELÉTRICOS:
Faça
uma síntese deste conteúdo presente nas páginas 188 a 215. no caderno.
Responder
questões do livro didático de ciências página 216.
|
8º A, B, C, D, E
|
Inglês
|
Simone
|
Acessar o link e responder no
caderno:
|
8º A
|
Arte
|
Suelen
|
1°
semana: Acessar o link e responder no caderno:
https://drive.google.com/open?id=1QvWEvLQevVvzHWND_RdtgmQTTmMLZ53N |
8º B, C
|
Arte
|
Paulo
|
1ª e 2ª SEMANA:
|
8º D, E
|
Arte
|
Ana Carolina
|
Escutar a música do gênero
clássico e do canto coral; como por exemplo: música marcha nupcial de felix
mendelssohn – composta para a suíte da peça “Sonho de uma noite de verão” de
william Shakespeare, executada pela primeira vez em 1842.
“Todas as músicas que existem
foram criadas para atingir de alguma maneira um público ou para representar
algo. Como a música no exemplo acima que foi criada para uma peça de teatro e
hoje é usada na maioria das vezes em cerimônias matrimoniais.
O aluno deverá deverá escutar a
música e responder as questões abaixo:
1 o que a música representa
para você?
2 quando pensa em uma música
qual música você pensa?
3 qual o motivo para a escolha
da música?
4 o que faz essa música ser
importante para você?
5 faça um desenho representando
a música que escolheu.
|
8º A, B, C, D, E
|
Ed. Física
|
Cido
|
Acessar o link e responder no caderno:
1º Semana
2º semana
|
8º Aº
|
Projeto de Vida
|
Cleide
|
1-
Com base no conhecimento já adquirido, buscar resolver os
exercícios da apostila. Se necessário realizar pesquisar para o auxílio das
resoluções.
2-
Assistir ao filme “À procura da felicidade”, de 2006, e
posteriormente desenvolver um relatório com base nos acontecimentos do filme
e também com críticas pessoas sobre os mesmos acontecimentos. (Mínimo de 10
linhas e máximo de 30)
Prazo
para entrega: Retorno das
aulas.
|
8º B, C, D, E
|
Projeto de Vida
|
Adriana
|
|
8º A, B, C, D, E
|
Tecnologia
|
José Amilton
|
Atividades
aula de tecnologia e inovação
Conectar
off-line
Desafio
será você criar um vídeo para motivar as pessoas a prevenir contra o coronavírus.
Fazer
edição do vídeo (quem puder fazer) temos vários
recursos
de app, também pode ser uma filmagem simples.
Quem
encontrar dificuldades pode fazer em forma de desenho retratando o tema
coronavírus
|
8º A, B, C, D, E
|
Sala de Leitura
|
Claudineia
|
Acessar o link, fazer a Leitura e responder
as questões: https://drive.google.com/file/d/1YuPtgeby-SLNdBy6wOwHjcoLdLgjx_Is/view?usp=sharing
|
9º A, B, C, D
|
Português
|
Cleusa
|
Fazer a atividade 2 da apostila
volume I da página 14 até 16 (na apostila);
Ler o texto com atenção e
copiar e responder as questões no caderno;
A produção de texto terá que
ser feita em folha avulsa.
Assistir as aulas do Centro de
Mídias nos dias 14/05 e 15/05 e fazer um relatório do que foi passado nas
aulas com sua opinião na conclusão.
|
9º A, B, C, D
|
Matemática
|
Débora
|
Fazer
no caderno um resumo sobre os temas:
1)Propriedades das potências e radiciação em |R; 2)Razão e
Proporcionalidade, aplicações práticas em diferentes contextos sociais.
Fazer
a atividade no caderno.
|
9º A, D
|
História
|
Sonia
4 Aulas
|
1ª aula Solicitar aos alunos,
que reforcem os conteúdos, já estudado, através das vídeos, aulas propostas, e anotações.· https://www.youtube.com/watch?v=qBxHfwYImE4
2 ª aula Realizar uma síntese dos movimentos sociais, no Período da
Primeira República.
3ªAula Assistir a vídeo aula proposta. https://www.youtube.com/watch?v=eaadLL0cEeI
4ª Aula Produzir um texto sobre as Reformas ocorridas no Rio de
Janeiro.
Todo material deverá ser entregue no retorno das aulas.
|
9º B, C
|
História
|
Eliana
|
Trabalho - tema: pesquisa sobre a importância da
Imprensa (1454). Deverá ser entregue no retorno às aulas.
|
9º A, B, C, D
|
Geografia
|
Cristiane e Eniangela
|
Acessar
as atividades e responder no caderno:
|
9º A, B, C, D
|
Ciências
|
Gabriela
|
Acessar
o link e responder no caderno:
|
9º A, B, C, D
|
Inglês
|
Maria Flor e Ivonete
|
Acessar
o link e responder no caderno:
|
9º A, B, C, D
|
Arte
|
Paulo
|
1ª e 2ª SEMANA:
|
9º A, B, C, D
|
Ed. Física
|
Cido e Paulo Henrique
|
Acessar o link e responder no caderno:
1º semana:
|
9º A, B, D
|
Projeto de Vida
|
Cleide
|
Assistir ao filme “Contágio”, de 2011, e posteriormente
desenvolver um relatório com base nos acontecimentos do filme e também com
críticas pessoais sobre os mesmos acontecimentos.
|
9º C
|
Projeto de Vida
|
Paulo
|
|
9º A, B, C, D
|
Tecnologia
|
Humberto e Edileusa
|
Estudo
de caso de uso equivocado de dados pessoais na internet
Histórico
O General Augusto Heleno, Ministro-Chefe do
Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, órgão
responsável por acompanhar e assessorar a Presidência da República do Brasil
em assuntos militares e de segurança, e que também foi chefe do Departamento
de Ciência e Tecnologia do Exército, e que tem sob seu comando a Agência
Brasileira de Inteligência (ABIN), que é o serviço de inteligência civil do
Brasil, cuja função principal é investigar ameaças reais e potenciais à
sociedade e ao Estado brasileiro, se submeteu ao exame de COVID-19, testou
negativo para a doença e deu a notícia por meio de sua conta oficial no
Twitter: ele postou o resultado do
exame junto com seus dados pessoais, como nome completo, RG, data de
nascimento e CPF.
Fontes:
Atividades
- Pesquisar na internet (portais de
notícias, mídias sociais etc.) com base no histórico acima, quais foram as consequências
do erro do general e produzir um texto livre sobre o que foi encontrado e sua
opinião sobre o caso.
- Identificar o texto com série e nome e
aguardar para enviá-lo ao professor no canal que será informado futuramente,
após definição da alternativa que possa atender a maioria dos alunos
|
9º A, B, C, D
|
Sala de Leitura
|
Claudineia
|
Acessar o link, fazer a
leitura e responder: https://drive.google.com/file/d/1V1WBZHs_pEEwg5s-P-ez3v16zxIeFrfm/view?usp=sharing
|
ENSINO MÉDIO
SÉRIE/ANO
|
DISCIPLINA
|
PROFESSOR (ES)
|
ATIVIDADES
|
1º A, B, C, D, E
|
Português
|
Katia e Silvia
5 aulas
|
1a. aula: Preenchimento de dados da apostila, leitura,
entendimento e responder às questões de 01 à 05 da apostila.
2a. e 3a. aula: Pesquisa
e consulta ao material de apoio. Realização da atividade 02 do caderno do
aluno, leitura e entendimento do texto “Fulano”.
4a. e 5a. aula: Pesquisa sobre pandemia, consulta ao texto do
material de apoio sobre pandemia, leitura e entendimento; Produção textual (Tema: “Vivendo em tempos
de Pandemia”.
Acessar o link e seguir as orientações:
|
1º A, B, C, D, E
|
Matemática
|
Laudivan e
José Amilton
|
1) Determine os três próximos números da sequência 0, 5, 10, 15,
20, …
2) Escreva, por extenso, parte da sequência definida pela
fórmula n² + 1, n ∈ N.
3) Determine a soma dos dois próximos termos da sequência com
ordem lógica 0, 2, 6, 2, 4, 12, 4, 6, 18, 6, …
4) Determine o décimo termo desta PG: 1, 6, 36, 216, 1296, …
5) (UFF-RJ) A empresa ACME concedeu a seus funcionários
mensalmente, durante dois meses, um reajuste fixo de x% ao mês. Se ao final
desses dois meses o reajuste acumulado foi de 21%, o valor de x é:
Parte superior do formulário
a) 10 b) 10,5 c) 11 d) 11,5 e) 21
6)(FEI-SP) A população atual de roedores em um “lixão” foi
estimada em 400, com uma perspectiva de crescimento em progressão geométrica,
dobrando a quantidade a cada 6 meses. Admitindo-se que essas estimativas
sejam válidas, pode-se afirmar que:
a) em 3 anos a população terá ultrapassado 50000 roedores.
b) em 2 anos a população terá ultrapassado 30000 roedores. c) em 4 anos a
população terá ultrapassado 50000 roedores. d) em 5 anos a população
terá ultrapassado 4000000 roedores. e) em 1 ano a população terá
ultrapassado 5000 roedores.
|
1º A
|
História
Mesopotâmia
Egito.
|
Sonia
2 Aulas
|
1ª Aula
Rever o conteúdo através da Videoaula (Mesopotâmia).
Registrar as principais informações, lembrem-se de que já
estudamos este conteúdo, então vamos revisitá-lo.
2ª Aula
Solicitar aos alunos que assistam a videoaula sobre o Egito.
Realizem anotações sobre os povos egípcios e suas
principais contribuições para o mundo.
No retorno às aulas, partilharemos nossos registros.
|
1º B, C
|
História
|
Eliana
|
Pesquisar sobre o rio
Nilo e sua importância para a sociedade. Trabalho deverá ser entregue no
retorno às aulas.
|
1º D, E
|
História
|
André
|
1a. aula: O Oriente próximo e o surgimento das primeiras
cidades. Período Neolítico
2a.aula: Egito e Mesopotâmia
Transição do Neolítico Superior para os primeiros núcleos
urbanos.
Faça uma pesquisa e registre para ser entregue no retorno às
aulas
|
1º A
|
Geografia
|
Humberto
|
Acessar
o texto
“Brasil tem, sim, terremotos - e há
registro até de tremor com 'pequenos tsunamis' “,
de Evanildo da Silveira, São Paulo,
para a BBC Brasil, disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-43671313
e
produzir um resumo em texto livre com o entendimento do que foi lido. Obs:
Identificar o texto com série e nome e aguardar para enviá-lo ao professor no
canal que será informado futuramente, após definição da alternativa que possa
atender a maioria dos alunos.
|
1º B, C, D, E
|
Geografia
|
José Amilton
|
Faça pesquisa
sobre:
- O ser humano e
seu impacto sobre o meio ambiente
|
1º A, B, C, D, E
|
Biologia
|
Robson
|
Faça uma busca (pesquisa) em livros
didáticos, internet e outras fontes:
- Fotossíntese
- Cadeias e Teias Alimentares.
|
1º A, B, C
|
Física
|
Roslin
|
Pesquisa sobre as 3 leis de Newton todas com exemplos. Mandar
foto via zap até 18/05/2020
|
1º D, E
|
Física
|
Débora e José Amiton
|
Fazer uma
pesquisa sobre:
1) Ação e
Reação
2)
Determinação da velocidade Média
E
movimento uniforme
|
1º A, B, C, D, E
|
Química
|
Eli
|
Acessar o link e seguir as orientações:
|
1º A, B, C, D, E
|
Inglês
|
Ivonete
|
|
1º A
|
Arte
|
Paulo
|
1ª e
2ª SEMANA:
|
1º B, C, D, E
|
Arte
|
Andrea Rosa
|
Realizar a leitura da apostila do 1º bimestre - “Situação de
Aprendizagem 1: Artes Visuais”.
Após ler e refletir sobre o texto, responder os questionários na
própria apostila ou no caderno de desenho.
|
1º A, B, C, D, E
|
Educação Física
|
Paulo Henrique
4 aulas
|
Acessar o link e seguir as orientações:
|
1º A, B
|
Sociologia
|
Evaneide
|
Livro página 23. Explique as 9 afirmativas do “VOCÊ APRENDEU QUE”
dessa página (23), com suas próprias palavras. (Serão mandada as imagens pelo
whats.)
|
1º C, D, E
|
Sociologia
|
André
|
Capítulo I. A vida em Sociedade, p.9 e As Ciências Sociais, 12.
Exercícios da p.23 1,2,3
MACHADO, Igor José Renó. Sociologia hoje: ensino médio, volume
único. 2edição. São Paulo, Ática, 2016
|
1º A, B, C, D, E
|
Filosofia
|
Ana Paula
4 aulas
|
Pesquise sobre as diferentes compreensões sobre a atitude
filosófica.
Pesquise o que é filosofia diante as seguintes características:
Sabedoria de vida; Visão de mundo; Busca pelo autoconhecimento; Atitude
crítica e questionadora e Sistema de pensamento.
|
1º A, B, C, D, E
|
Projeto de Vida
|
Silvia e Edileusa
|
Olá alunos, espero que estejam
bem. Essa atividade é sobre uma famosa música de Roberto Carlos e como ele
define seu querido amigo em uma bela canção. Ouçam a letra com atenção e
respondam as questões a seguir.
A escola, o trabalho e a
comunidade em que vivemos são instâncias (locais) da vida do homem
contemporâneo que servem de palco para várias situações cotidianas onde
relações de companheirismo acontecem.
Que ser companheiro é possível
e há inúmeros exemplos de coleguismo à nossa volta é fato. Contudo, a
competição e a busca por melhores condições de vida têm suscitado nas pessoas
indagações do tipo: é possível estabelecer relações de companheirismo no
mundo em que vivemos hoje? Qual a importância do companheirismo entre as
pessoas? Enfim, a competição tem levado as pessoas a discutirem importância
de ser companheiro. Diante do exposto, responda às seguintes perguntas:
1) Você acredita ser uma pessoa
companheira? Justifique sua resposta citando um exemplo.
2) Para você, existe alguma
relação direta entre ser companheiro e ganhar algum tipo de vantagem?
Justifique sua resposta.
3) Você acredita que é possível
estabelecer relações de companheirismo e amizade entre as pessoas sem elas
quererem nada em troca umas das outras? Justifique sua resposta.
4) Partindo do que você
respondeu na questão anterior, cite alguma situação que valide seu argumento.
|
1º A
|
Tecnologia
|
Laudivan
|
|
1º B, C, D, E
|
Tecnologia
|
Edileusa
|
Histórico
O General Augusto Heleno,
Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da
República, órgão responsável por acompanhar e assessorar a Presidência da
República do Brasil em assuntos militares e de segurança, e que também foi
chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, e que tem sob seu
comando a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), que é o serviço de
inteligência civil do Brasil, cuja função principal é investigar ameaças
reais e potenciais à sociedade e ao Estado brasileiro, se submeteu ao exame
de COVID-19, testou negativo para a doença e deu a notícia por meio de sua
conta oficial no Twitter: ele postou o
resultado do exame junto com seus dados pessoais, como nome completo, RG,
data de nascimento e CPF.
Fontes:
Atividades
- Pesquisar na internet (portais de
notícias, mídias sociais etc.) com base no histórico acima, quais foram as
consequências do erro do general e produzir um texto livre sobre o que foi
encontrado e sua opinião sobre o caso.
- Identificar o texto com série e
nome e aguardar para enviá-lo ao professor no canal que será informado
futuramente, após definição da alternativa que possa atender a maioria dos
alunos
|
1º A, B, C, D, E
|
Sala de Leitura
|
Claudineia
|
Acessar
o link, fazer a leitura e responder:
|
2º A, B, C, D
|
Português
|
Raquel
E Silvia
|
Conforme
a aula ministrada no CMSP – Centro de Mídias de São Paulo em 04/05/2020,
seguem abaixo as orientações para a realização das atividades relacionadas ao
tema proposto:
*
Pesquisar o conceito do gênero textual Anúncio Publicitário e suas
características e o conceito de Homonímia.
*
Responder no caderno as questões Passos largos das páginas 220 a 222 (livro
didático).
Link com as páginas do Livro
Didático:
|
2º A, B, C, D
|
Matemática
|
Viviane
|
Fazer todos os exercícios da apostila do primeiro bimestre,
tendo em vista que terminamos de contemplar o conteúdo através dos vídeos. Me
mandar foto via whatsapp até 18/05/2020
|
2º A, B, C, D
|
História
|
Eliana
|
Trabalho sobre Reforma Protestante e Biografia de
Martinho Lutero. Deverá ser entregue no retorno às aulas.
|
2º A, B, C, D
|
Geografia
|
Luis
E José Amilton
|
Pesquisa
sobre os temas relacionados abaixo e leitura de textos sobre esses assuntos:
- A gênese
geoeconômica do território brasileiro
- A
formação das fronteiras brasileiras.
- Do
arquipélago ao continente
|
2º A, B
|
Biologia
|
Robson
|
Acessar o link e responder no caderno:
|
2º C, D
|
Biologia
|
Gabriela
|
Acessar o link e responder no caderno:
|
2º A, B, C, D
|
Física
|
Jurandi
|
Acessar o link e responder no caderno:
|
2º A, B, C, D
|
Química
|
Eli
|
Acessar o link e seguir as orientações:
|
2º A, B, C, D
|
Inglês
|
Ivonete
|
|
2º A
|
Arte
|
Andrea Rosa
|
Realizar a leitura da apostila do 1º bimestre - “Situação de
Aprendizagem 1: Artes Visuais”.
Após ler e refletir sobre o texto, responder os questionários na
própria apostila ou no caderno de desenho.
|
2º B, C, D
|
Arte
|
Paulo
|
1ª e 2ª SEMANA:
|
2º A, B, C, D
|
Ed. Física
|
Paulo Henrique
4 aulas
|
Acessar o link e seguir as orientações:
|
2º A, B, C, D
|
Sociologia
|
André
|
Capítulo I - Evolucionismo e diferença. p.28 1. A construção do
pensamento antropológico, 29
Parentesco e propriedade: modos de organização social, 33
Exercício 1,2,3,4,5 da p.43
MACHADO, Igor José Renó. Sociologia hoje: ensino médio, volume
único. 2edição. São Paulo, Ática, 2016
|
2º A, B, C, D
|
Filosofia
|
Ana Paula
4 aulas
|
Faça a Biografia do Filósofo Platão.
Regra da razão.
Responda: A primeira virtude do filósofo, dizia Platão, é o
espanto, a curiosidade insaciável e a capacidade de admirar e problematizar
as coisas. Interprete essa afirmação, relacionando-a com o que você sabe
sobre “a importância de duvidar e perguntar” e “a atitude filosófica”
|
2º A, B, C
|
Projeto de Vida
|
Edineuda
|
Apostila 1º Bimestre
Pag. 137.
Atividade Missão 3:
Identificando minhas competências.
Pags.138, 139 e 140
Atividade Missão 4: Onde
estamos e para onde queremos ir!
Obs.:
Elaborar as atividades e encaminhar para o email: edi.neuda@hotmail.com
|
2º D
|
Projeto de Vida
|
Cleide
|
Assistir ao filme “Contágio”, de 2011, e
posteriormente desenvolver um relatório com base nos acontecimentos do filme
e também com críticas pessoais sobre os mesmos acontecimentos.
|
2º A, B, C, D
|
Tecnologia
|
Humberto
e Edieusa
|
Histórico
O General Augusto Heleno,
Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da
República, órgão responsável por acompanhar e assessorar a Presidência da
República do Brasil em assuntos militares e de segurança, e que também foi
chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, e que tem sob seu
comando a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), que é o serviço de
inteligência civil do Brasil, cuja função principal é investigar ameaças
reais e potenciais à sociedade e ao Estado brasileiro, se submeteu ao exame
de COVID-19, testou negativo para a doença e deu a notícia por meio de sua
conta oficial no Twitter: ele postou o
resultado do exame junto com seus dados pessoais, como nome completo, RG,
data de nascimento e CPF.
Fontes:
Atividades
- Pesquisar na internet (portais de
notícias, mídias sociais etc.) com base no histórico acima, quais foram as
consequências do erro do general e produzir um texto livre sobre o que foi
encontrado e sua opinião sobre o caso.
-
Identificar o texto com série e nome e aguardar para enviá-lo ao professor no
canal que será informado futuramente, após definição da alternativa que possa
atender a maioria dos alunos
|
2º A, B, C, D
|
Sala de Leitura
|
Claudineia
|
Acessar
o link, fazer a leitura e responder:
|
3º A, B, C, D
|
Português
|
Raquel
|
CONTEÚDO: Período Composto por Coordenação (Revisão)
Conforme a aula ministrada no CMSP – Centro de Mídias de São
Paulo em 08/05/2020, seguem abaixo as orientações para a realização das
atividades relacionadas ao tema proposto:
* Pesquisar os conceitos de conectivos/conjunções coordenativas
e período composto por coordenação.
* Responder no caderno as questões. Nas trilhas do texto das
páginas 248 e 249 e Palavras na Lupa da página 251 (livro didático).
Link com as páginas do Livro Didático:
|
Matemática
|
Roslin
|
Fazer os exercícios apostila 1 bimestre . Pesquisar após
acompanhar aula no app sobre “Geometria nalítica” Equação da circunferência,
parábola e elipce. Mandar foto via zap.
|
|
História
|
Eliana
|
Trabalho sobre Gobineau e o Racismo. Deverá ser
entregue no retorno às aulas.
|
|
Geografia
|
Luis
|
Pesquisa
sobre os temas relacionados abaixo e leitura de textos sobre esses assuntos:
- Regionalização do
espaço mundial
- O conflito Norte e
Sul – desenvolvimento sustentável
- O conflito Norte e
Sul: correntes migratórias
|
|
Biologia
|
Gabriela
|
Acessar o link e responder no caderno:
|
|
Física
|
José Amilton
|
A
energia elétrica consumida por residências, comércios e fábricas é medida em kWh
(quilowatt-hora)
Questão 1 – Uma lâmpada incandescente de 60 W permanece ligada
8h por dia. O consumo de energia elétrica dessa lâmpada, ao final de um mês,
é igual a:
a) 6,0 kWh
b) 14,4 kWh
c) 12,0 kWh
d) 480,0 kWh e)
7,5 kWh.
Questão 2 – (UFV) Um chuveiro de 2400 W que funciona 4 h por dia
durante 30 dias consome a energia elétrica, em quilowatt-hora, de:
a) 288 kWh
b) 320 kWh
c) 18 000 kWh d)
288 000 kWh e) 0,32 kWh
Questão 3 – (UFMG) A conta de luz referente a um período de 30
dias apresentada pela companhia de energia elétrica a uma residência de cinco
pessoas indicou um consumo de 300 kWh. A potência média utilizada por pessoa,
nesse período, foi de:
a) 6 W b) 13 W
Questão 4 – A unidade kWh corresponde a uma unidade de energia.
Dessa forma, 1 kWh é o equivalente energético a:
a) 1000 C b)
3,6.103 A
c) 3,6.106 J d) 1 J e)1000 cal
|
|
Química
|
Eli
|
Acessar o link e seguir as orientações:
|
|
Inglês
|
Ivonete
|
Acessar as atividades em:
|
|
Arte
|
Paulo
|
1ª e
2ª SEMANA:
|
|
Ed. Física
|
Cido
|
Acessar o link e responder e seguir as orientações.
1º semana:
2º semana:
|
|
Sociologia
|
Cristiane
|
Acessar as atividades e responder no caderno:
|
|
Filosofia
|
Ana Paula
|
Consciência e identidade
Pesquise e aprofunde seu entendimento sobre o temas da
identidade, refletindo sobre as questões:
1) O que é a identidade de uma pessoa?
Todas as pessoas tem identidade?
2) Como a identidade se vincula com a
consciência? Você consegue perceber essa relação em si próprio?
3) É importante que as pessoas
valorizem suas próprias identidades? Por que?
Após a pesquisa reflita sobre ideias e a elaboração de um
documento que sintetize suas opiniões e conclusões, concordâncias e
discordâncias.
|
|
3º A, B, D
|
Projeto de Vida
|
Laudivan
|
|
3º C
|
Projeto de Vida
|
Edineuda
|
Apostila 1º Bimestre
Pag. 136
Missão 3: Identificando Minhas
competências
Págs. 137 e 138
Missão 4: Onde estamos e para
onde queremos ir.
|
3º A, B, C, D
|
Tecnologia
|
Humberto
e Edileusa
|
Histórico
O General Augusto Heleno,
Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da
República, órgão responsável por acompanhar e assessorar a Presidência da
República do Brasil em assuntos militares e de segurança, e que também foi
chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, e que tem sob seu
comando a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), que é o serviço de
inteligência civil do Brasil, cuja função principal é investigar ameaças
reais e potenciais à sociedade e ao Estado brasileiro, se submeteu ao exame
de COVID-19, testou negativo para a doença e deu a notícia por meio de sua
conta oficial no Twitter: ele postou o
resultado do exame junto com seus dados pessoais, como nome completo, RG,
data de nascimento e CPF.
Fontes:
Atividades
- Pesquisar na internet (portais de
notícias, mídias sociais etc.) com base no histórico acima, quais foram as consequências
do erro do general e produzir um texto livre sobre o que foi encontrado e sua
opinião sobre o caso.
- Identificar o texto com série e
nome e aguardar para enviá-lo ao professor no canal que será informado
futuramente, após definição da alternativa que possa atender a maioria dos
alunos
|
3º A, B, C, D
|
Sala de Leitura
|
Claudineia
|
Acessar
o link, fazer a leitura e responder:
|
ELETIVAS (FUNDAMENTAL E MÉDIO)
SÉRIE/
ANO
|
ELETIVA
|
PROFESSOR
|
ATIVIDADES
|
6º e 7º ano
|
Influenciador digital
|
Eliana Sena
|
Acesse o link,
faça uma produção escrita e
ilustração, e conforme exemplo dos fakes abaixo:
A devolutiva
pode ser por e-mail:
|
O que a engenharia pode fazer por nós?
|
Nelson
|
Olá! Acesse o vídeo a seguir:
Perguntas:
01) Você acha que esse ramo da engenharia é promissor?
02) Quanto ganha em média um engenheiro civil no Brasil?
03) Quais estados do Brasil o engenheiro civil é melhor remunerado?
A devolutiva pode ser:
whatsApp: 11 943430545 ou e-mail: educnelson2010@gmail.com
|
|
Engenharia ambiental
|
Eli
|
Conforme o artigo “O mercado de trabalho para os engenheiros
ambientais” no site:
Pesquise sobre:
1) Mercado de
Trabalho;
2) Atuação e Oportunidade;
3) Salário.
|
|
Prevenção: está em suas mãos
|
Edileusa
|
Olá alunos, espero que estejam bem.
Este documentário vocês irão assistir e fazer um
relatório sobre cada caso.
Deixarei duas questões para que possam responder. Vocês
deverão, assistir com total devida atenção.
Segue o link abaixo:
Responda:
O que os cientistas afirmam que pode acontecer com a raça humana?
Explique.
Após assistir ao documentário, qual a sua opinião
sobre todas as pandemias já causadas pelo mundo? Explique.
|
|
Turismo
|
Maria Flor
|
||
Musicalizando
|
Adriana
|
Acessar o link
ver a atividade:
|
|
Dança
|
Linverton
|
Leitura e pesquisas usando a rede
,para ampliação do conhecimento do aluno apresentando outros ritmos além do
apresentados por eles na primeira aula (YouTube, Google...)
Pesquisar as danças regionais do lugar onde
moram e pesquisar também ritmos que os pais, avós, tios dançavam quando mais
jovens. |
|
Empreendedorismo
|
José Amilton
|
||
Alimentação saudável e esportes
|
---
|
||
8º ano
|
Bem-estar da atividade militar
|
Naldevan
|
|
Crie recriando: empreendedorismo
|
Roslin
|
Produzir um
relatório informando de que maneira o momento em que estamos vivendo de
quarentena afetaria sua empresa. E de que maneira você poderia solucionar o
problema. Enviar foto do relatório via zap até o dia 18/05/2020
|
|
Medicina veterinária
|
Laudivan
|
Rever a aula que ocorreu na escola através dos seguintes vídeos
gravados:
|
|
Turismo: uma viagem pelas oportunidades
|
Humberto
|
Pesquisar na
internet e redigir um texto sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no setor
de turismo e quais as perspectivas para o futuro próximo.
Sugestão de
leitura: o turismo na Antártida, o único continente onde não há casos da
pandemia. Disponível em:
|
|
9º ano
|
Arte para a vida: desenho e pintura
|
Paulo
|
|
Empreendedorismo
|
José Amilton
|
||
Prevenção: está em suas mãos
|
Edileusa
|
Olá alunos, espero que estejam bem.
Este documentário vocês irão assistir e fazer um
relatório sobre cada caso.
Deixarei duas questões para que possam responder. Vocês
deverão, assistir com total devida atenção.
Segue o link abaixo:
Responda:
O que os cientistas afirmam que pode acontecer com a raça humana?
Explique.
Após assistir ao documentário, qual a sua opinião
sobre todas as pandemias já causadas pelo mundo? Explique.
|
|
Alimentação saudável e esportes
|
---
|
||
ENSINO MÉDIO
|
Falar é fácil, escrever também! (Jornalismo)
|
Raquel
|
Pesquisar o
gênero textual Reportagem - sua estrutura e características.
Produzir, no
caderno, uma reportagem com o tema: A influência da pandemia do COVID-19 na
educação pública no estado de São Paulo.
|
Self-care: ame-se
|
Viviane
|
Assistir ao
filme “Beleza Oculta” e fazer um resumo sobre o mesmo.
|
|
O empreendedor do meu futuro
|
Roslin
|
Produzir um
relatório informando de que maneira o momento em que estamos vivendo de
quarentena afetaria sua empresa. E de que maneira você poderia solucionar o
problema. Enviar foto do relatório via zap até o dia 18/05/2020
|
|
Medicina humanizada: saúde e bem-estar
|
Eli
|
Organizamos a
sala por cursos : medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia e
assistência social. A seguir verifica-se
atividade para ser entregue até o dia 18 de Maio de 2020: Pesquisa sobre a origem e evolução da história da *medicina no Brasil.
*Alunos (as)
não é necessário realizar a pesquisa
de todos os cursos, apenas a que foi escolhida na
sala de aula.
|
|
Turismo: uma viagem pelas oportunidades
|
Humberto
|
Pesquisar na
internet e redigir um texto sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no setor
de turismo e quais as perspectivas para o futuro próximo.
Sugestão de
leitura: o turismo na Antártida, o único continente onde não há casos da
pandemia. Disponível em:
|
|
MasterChef Maria Helena
|
Ana Paula
4 aulas
|
Pesquisar:
O que é
gastronomia;
Mercado de
trabalho;
Traçar um plano
realista mostrando os desafios e obstáculos que podem encontrar em sua
trajetória.
|
|
Horta na escola e alimentação saudável
|
André
|
– Assista o filme: “Ilha das flores”. Duração: 13 minutos, Direção: Jorge Furtado,
Ano: 1989. (Disponível na plataforma do Youtube.)
Atividade: Resenha sobre o filme.
– A horta escolar como uma
possibilidade de mudança na cultura alimentar. Origem da Agricultura.
Agricultura sustentável.
Atividade:
Leitura e análise do texto.
Esquematizar as principais ideias em seu caderno.
|
|
Medicina veterinária
|
Laudivan
|
Rever a aula que ocorreu na escola através dos seguintes vídeos
gravados:
|
|
Musicalizando
|
Adriana
|
Acessar o link
ver a atividade:
|
|
Dança
|
Linverton
|
Leitura e pesquisas usando a rede
,para ampliação do conhecimento do aluno apresentando outros ritmos além do
apresentados por eles na primeira aula (YouTube, Google...)
Pesquisar as danças regionais do lugar onde
moram e pesquisar também ritmos que os pais, avós, tios dançavam quando mais
jovens. |
BONS ESTUDOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário